A obter dados...
São admissíveis:
🪫 Pilhas-botão (pequena pilha ou pequeno acumulador cilíndrico portátil de diâmetro superior à altura, utilizado para fins especiais, como aparelhos auditivos, relógios, pequenos aparelhos portáteis, e dispositivos de alimentação de reserva);
🪫 Pilhas dos tipos AA, AAA, C, D, 4,5V, 6V, 9V e 12V, usadas em comandos, relógios de parede, brinquedos, lanternas, aparelhos portáteis, etc.
Pode também colocar as pilhas:
🪫 No Ecocentro Móvel de Leiria
🪫 Junto dos comerciantes, que asseguram a recolha de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis (por obrigação legal, nos termos dos n.os 8 e 9 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 152-D/2017, de 11 de dezembro)
🪫 Noutros pontos de recolha de resíduos de pilhas e acumuladores portáteis instalados pelas entidades gestoras dos sistemas integrados de resíduos de pilhas (ou pelos produtores, no caso de sistema individuais), designadamente em unidades de saúde, escolas, bombeiros, centros comerciais, empresas, juntas de freguesia, lojas de venda a retalho, câmaras municipais, entre outras (ponto eletrão, depositrão)
🪫 Noutras entidades que façam a recolha no âmbito de campanhas ou ações.
Para os resíduos não identificados nesta página, pode consultar a Agência Portuguesa do Ambiente.
Em colaboração com Juntas e Uniões das Freguesias, existem diversos pontos de recolha de lâmpadas usadas.
As lâmpadas recolhidas são entregues na Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., que as encaminha para o seu tratamento.
Evitamos assim a contaminação do meio ambiente e possibilitamos a reciclagem das matérias-primas.
É possível depositar lâmpadas tubulares e lâmpadas economizadoras de energia (LED e fluorescentes).
Não coloque lâmpadas incandescentes nem de halogénio, que devem ir para o contentor de resíduos indiferenciados.
Veja no mapa interativo os locais onde se encontram os pontos de recolha.
Em Portugal, são produzidos anualmente cerca de 60 milhões de litros de OAU.
Um litro de OAU pode poluir cerca de um milhão de litros de água, que é suficiente para a sobrevivência de uma pessoa durante 40 anos.
A eliminação de modo indevido deste tipo de líquido pode contaminar os solos ou as águas, tanto a nível de aquíferos como das ribeiras e águas do mar.
Pode também danificar os sistemas de tratamento das águas residuais (ETAR) se lançado no esgoto, uma vez que a gordura acumulada nos filtros os obstrui.
A recolha seletiva de OAU permite o aproveitamento de uma matéria-prima, já que possui um elevado potencial de recuperação, podendo ser aproveitado para a produção de sabão ou de biodiesel.
Para o correto encaminhamento dos OAU, é fundamental proceder à sua recolha seletiva:
♻️ Terminado o ciclo de utilização do óleo alimentar (pode ser óleo de fritura, azeite, óleo de conservas), deixe-o arrefecer, remova os restos de comida (devem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados) e coloque-o numa embalagem plástica (garrafão de até 5 litros = 20 cm de diâmetro)
♻️ Deposite a embalagem bem fechada diretamente num Oleão
♻️ Não despeje diretamente o OAU no Oleão
♻️ Não utilize embalagens de vidro
Tenha em atenção que os óleos lubrificantes usados não devem ser misturados com OAU, nem depositados dentro ou junto a estes Oleões.
O Município disponibiliza um serviço gratuito para particulares de recolha de objetos volumosos fora de uso, de origem doméstica.
Falamos de colchões, sofás ou mobiliário velho, vulgarmente designados ‘monos’ ou ‘monstros’.
A deposição de resíduos de tipologia/origem distinta, designadamente industrial e/ou comercial é proibida, sendo uma contraordenação.
A colocação de resíduos não autorizados neste sistema de recolha, incluindo no exterior dos contentores, pode e deve ser reportada aos serviços de ambiente da GNR (SEPNA) e/ou ao Município de Leiria.
São particularmente úteis a indicação da tipologia de resíduos abandonados, matrículas de viaturas, bem como a data e a hora da ocorrência.
Também no seu telemóvel, através da App do Município de Leiria, disponível para os sistemas Android e iOS, pode:
🛋️ Solicitar o agendamento da recolha de ‘monos’
🛋️ Consultar a localização dos contentores de grande capacidade disponíveis, com direções através do Google Maps.
No nosso concelho, há um serviço gratuito, para particulares, de recolha de eletrodomésticos fora de uso, tais como frigoríficos, arcas congeladoras, máquinas de lavar ou secar, fogões, etc.
No âmbito de um protocolo entre a Amb3E, o Município e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho, os cidadãos podem colocar este tipo de equipamentos nos chamados "Quartéis-Eletrão".
Se quiser saber mais, consulte a informação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O Município tem um serviço gratuito de recolha de resíduos proveniente de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição, e da derrocada de edificações, produzidos em obras particulares, isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia ao Município.
Apresente-nos o seu pedido e é-lhe dado um saco com a capacidade de 1 metro cúbico, denominado 'big bag', no qual deverá colocar e acondicionar os resíduos.
Não deposite plásticos, tubos, mangueiras, gesso cartonado/laminado, fibrocimento, sacos de cimento, vedantes ou tubos de silicone.
O operador da recolha indicará o local onde deverá deixar o 'big bag', ponto esse que deverá ser junto à via pública, acessível à viatura de recolha, sem obstáculos em altura (cabos aéreos, ramagens de árvores, etc.) e sem constrangimentos à circulação de veículos e pessoas.
Para mais detalhes, consulte aqui a informação da Agência Portuguesa do Ambiente.